Os netos são a inspiração de uma vida
Compromisso com o seu conforto

Os netos são a inspiração de uma vida

A atual geração de avós é a primeira, na história, que pode ver os netos crescer e serem adultos. Os avós de hoje vivem mais anos, são mais saudáveis, com mais poder económico, educação e formação.
Ser avó é a maior riqueza que se pode ter ao longo da vida, um dos sonhos de quase todos nesta faixa etária, a concretização de um desejo e sentimento de continuidade.
A relação entre avós e netos é uma relação saudável, que acontece naturalmente e não precisa de ser reforçada. É uma relação que não está tanto associado a responsabilidades, obrigações e conflitos, como o que acontece na relação entre pais e filhos.
Os avós assumem um papel importante na vida dos netos e os netos assumem, também, um papel importante na vida dos avós. O envolvimento emocional na prestação de cuidados aos netos, é para muitos avós, uma nova motivação para a vida, uma vez que são efetuados com menos responsabilidade e maior tolerância.
Para os avós, verem os filhos serem pais é muito gratificante, e sentem que fizeram um bom trabalho enquanto pais.
É importante passar tempo de qualidade com o seu neto, pode ensinar diversas coisas, contar histórias, fazer desenhos, leva-lo a conhecer novos lugares, ensiná-lo a fazer pequenas tarefas. Passar tempo com o seu neto é o melhor presente que lhe pode dar.

Referência bibliográfica:
Sousa, L., Figueiredo, D., & Cerqueira, M. (2004). Envelhecer em família- os cuidados familiares na velhice. Porto: Ambar.

Artigos sugeridos

Sobrecarga do cuidador informal
Incontinência urinária masculina