Com quem falar sobre a incontinência urinária?
Compromisso com o seu conforto

Com quem falar sobre a incontinência urinária?

Quando surgem os primeiros sinais de incontinência, a primeira tendência é esconder o problema! A incontinência urinária é algo de que pouco se fala e que ainda tem vários mitos associados. No entanto, quem sofre deste problema não está sozinho – 1 em cada 4 mulheres com mais de 35 anos e 1 em cada 4 homens com mais de 40 anos sofrem de incontinência.

Por isso, é necessário encarar a incontinência como qualquer outro problema de saúde e falar com as pessoas indicadas.

Qual o primeiro passo?

O primeiro passo será falar com alguém da sua confiança sobre o que se passa, pois convém sempre alguém estar par de todos os nossos problemas de saúde. Pode ser um amigo, um familiar próximo… Caso seja necessário, mais tarde, essa pessoa pode acompanhá-lo ao médico, se isso o fizer sentir mais confortável.

Procurar um médico

Agora, que já desabafou com alguém sobre este problema, é importante procurar um profissional de saúde para que este lhe faça um diagnóstico. 50% das pessoas com incontinência não procuram ajuda médica e isso é um erro terrível. É preciso saber o porquê da incontinência urinária ter surgido, como deve lidar com ela e, acima de tudo, o que deve ser feito, na sua situação, para ultrapassar este problema.

Antes de ir ao médico, prepare a sua consulta:

  • Nos dias anteriores, vá anotando todos os sintomas e as informações que lhe parecem relevantes;
  • Informe também o médico sobre a sua rotina diária e sobre a alimentação faz habitualmente;
  • Liste todas as perguntas que quer fazer, para que na hora da consulta não fique nada por perguntar;

Procure alguém com o mesmo problema

É bem possível que entre os seus amigos mais próximos exista alguém que sofra, ou já tenha sofrido, de incontinência urinária. Se assim for, porque não procurar conselhos junto dessa pessoa? Conselhos para lidar com este problema no dia-a-dia podem ser bastante valiosos para melhorar a sua rotina!

O mais importante – e este é o nosso melhor conselho – é que aceite que tem incontinência urinária e que não tente esconder por receio, ou por vergonha, pois só vai piorar todo o cenário.

Artigos sugeridos

5 mitos sobre a incontinência masculina
As 5 perguntas mais comuns sobre a incontinência feminina